Eletroscópios
Trabalho que fizemos com um Eletroscópio de pêndulo e de folhas.
Como fizemos:
Para confeccionar cada um dos eletroscópios usamos os seguintes materiais: Madeira, fita adesiva, papel alumínio, arame, linha, canudinho e um pote de maionese.
Para fazer o pêndulo usamos madeira como base e colamos com fita, colocamos o arame em forma de forca e amarramos uma bolinha de alumínio suspensa com uma linha na ponta do arame.
Para fazer o de folhas, fizemos um buraco no meio da tampa do pote de maionese e mexemos no arame até ele ficar da forma que desejávamos com um anzol na ponta, no anzol colocamos duas fitas que cortamos de alumínio. Passamos o arame pelo buraco e para segurá-lo colocamos fita e na ponta que sobrou em cima da tampa, envolvemos ela com alumínio para passar a energia até o arame.
Como foi feita a experiência:
No primeiro experimento que fizemos com o eletroscópio de pêndulo, energizamos o canudinho através do atrito dele com o papel e aproximamos perto da bolinha de alumínio para atraí-la. Já emendamos e continuamos com a 2 experiência para repelir a bolinha, para isso energizamos do mesmo jeito só que dessa vez seguramos o canudo por poucos segundos na bolinha depois soltamos e tentamos aproximar lentamente para repeli-la, porém tivemos grande dificuldade e fizemos vários testes.
No terceiro experimento com o eletroscópio de folhas, energizamos o canudinho também através do atrito dele com o papel e aproximamos e encostamos ele na bola de alumínio que estava em contato com o arame, assim as folhas se separaram.
Integrantes: Gabriel Peixoto(32), Lucas Briet (35), João Pará(34) e Guilherme Fabretti(11)
Vídeo:
Comentários
Postar um comentário